top of page

Explicação do uso dos Por que/ Por quê/ Porque/ Porquê

  • 9 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

Por que- É a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Esta forma é utilizada em dois casos:

se, depois de seu emprego, houver um questionamento sobre a razão ou motivo de um determinado acontecimento; se pudermos substituir pela expressão pelo(a) qual e variações. Exemplos:

A vitória por que lutei está próxima.

A vitória pela qual lutei está próxima.

Por que (motivo/razão) você não foi ao shopping?

Por qual (motivo/razão) você não foi ao shopping

Por quê- Essa forma é empregada somente no final da frase, com uso obrigatório do acento em quê. Exemplos:

Ela me chamou, mas não sei por quê.

Correr atrás do ônibus por quê?

Porque- Empregamos tal forma em frases afirmativas e respostas explicativas, que indiquem não só explicação, mas também causa ou finalidade. Podemos substituir a forma por pois ou como.

Faltei à aula porque estava doente.

Faltei à aula, pois estava doente.

Porque era pequeno, os colegas não chamavam para brincar.

Como era pequeno, os colegas não chamavam para brincar.

Porquê- Forma empregada com o sentido de razão ou motivo. É sempre precedido por artigo ou pronome e também pode variar entre singular e plural, sendo, portanto, um substantivo. Exemplo:

Diga-me o porquê (o motivo) de você não querer ir ao médico.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page