Explicação do uso dos Por que/ Por quê/ Porque/ Porquê
- 9 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Por que- É a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Esta forma é utilizada em dois casos:
se, depois de seu emprego, houver um questionamento sobre a razão ou motivo de um determinado acontecimento; se pudermos substituir pela expressão pelo(a) qual e variações. Exemplos:
A vitória por que lutei está próxima.
A vitória pela qual lutei está próxima.
Por que (motivo/razão) você não foi ao shopping?
Por qual (motivo/razão) você não foi ao shopping
Por quê- Essa forma é empregada somente no final da frase, com uso obrigatório do acento em quê. Exemplos:
Ela me chamou, mas não sei por quê.
Correr atrás do ônibus por quê?
Porque- Empregamos tal forma em frases afirmativas e respostas explicativas, que indiquem não só explicação, mas também causa ou finalidade. Podemos substituir a forma por pois ou como.
Faltei à aula porque estava doente.
Faltei à aula, pois estava doente.
Porque era pequeno, os colegas não chamavam para brincar.
Como era pequeno, os colegas não chamavam para brincar.
Porquê- Forma empregada com o sentido de razão ou motivo. É sempre precedido por artigo ou pronome e também pode variar entre singular e plural, sendo, portanto, um substantivo. Exemplo:
Diga-me o porquê (o motivo) de você não querer ir ao médico.




Comentários